.

.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

O SANTO QUE NÃO GOSTAVA DE DORMIR FOI PADROEIRO DO BRASIL

 Antes de Nossa Senhora Aparecida ser reconhecida pelo Papa Pio XI como protetora oficial, em 1930, o Brasil tinha como padroeiro um santo que nunca foi muito popular no País, mas tinha importância por ser da devoção da Família Imperial. Trata-se de São Pedro de Alcântara.

Aliás, os restos mortais de seis familiares de Dom Pedro II — inclusive os dele — estão sepultadas na Catedral de São Pedro de Alcântara, em Petrópolis, estado do Rio de Janeiro.

Quem? Um frade espanhol que viveu entre 1499 e 1562. Nasceu em uma família nobre. Estudou direito na Universidade de Salamanca, mas abandonou os estudos e tomou uma vida religiosa em 1515 no Convento de San Francisco de los Majarretes, perto de Valência de Alcântara.

Foi amigo Dom João III, de quem veio a devoção dos herdeiros ao santo nome de São Pedro, cuja fama chegou às terras brasileiras que compunham o Reino de Portugal e Algarves.

CURIOSIDADE — São Pedro é o “Padroeiro dos notívagos” (que são os adoradores da noite). Ele gostava de ler, refletir e rezar durante as madrugas, permanecendo a maior parte do tempo acordado enquanto seus irmãos frades dormiam; ficou famoso por dormir sentado, e pouco; morreu aos 63 anos.

Postado por Júlio Olivar em História do Brasil/facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário